O Senado aprovou na última quarta-feira (18), o projeto que limita o uso de celulares em escolas públicas e privadas. A regra se aplica à educação básica, abrangendo pré-escola, ensino fundamental e médio, e agora depende da sanção presidencial. O uso de smartphones será proibido durante aulas, recreios e intervalos, com exceção de situações emergenciais, pedagógicas ou de acessibilidade.
O relator Alessandro Vieira destacou relatório do PISA 2022, que aponta pior desempenho em matemática entre estudantes que utilizam dispositivos digitais por mais de cinco horas diárias. No Brasil, 80% dos alunos relataram distrações causadas por aparelhos. O excesso de consumo de redes sociais também está associado a problemas como ansiedade e depressão.
Estados como São Paulo já adotaram medidas semelhantes, proibindo o uso de celulares em todo o período escolar. O projeto, de autoria do deputado Alceu Moreira, tramita desde 2015 e ganhou força com apoio recente do Ministério da Educação. A medida busca padronizar a restrição em todo o país.
Fonte: Jornal O Sul.
LEIA TAMBÉM: Para onde devemos nos virar na hora de cantar o hino?
Acompanhe o NP nas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso