Região Metropolitana – Operação Special-K – Uma ofensiva contra um grupo criminoso especializado no tráfico de drogas sintéticas no RS. A ação ocorreu em seis cidades gaúchas, incluindo Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Capela de Santana e Montenegro. Foram cumpridos 83 mandados judiciais, sendo 34 de prisão preventiva e 43 de apreensão. Até o momento, 24 suspeitos foram presos, e seis veículos comprados com dinheiro do tráfico foram sequestrados.
O grupo, vinculado a uma facção do Vale do Sinos, vendia drogas sintéticas como a “Special-K” ou “droga do amor”, fabricada a partir de cetamina, um anestésico de uso permitido. Durante a operação, foram apreendidos armas, munições, R$ 6 mil, maconha, cetamina, anabolizantes, celulares e documentos para aprofundar as investigações. A delegada Ana Flávia Leite destacou o impacto dessas substâncias na saúde e a dependência que causam, além de ressaltar que o objetivo é enfraquecer o tráfico na região.
A investigação começou em setembro de 2024, após a polícia monitorar um casal em São Leopoldo suspeito de liderar o tráfico local. Mensagens encontradas em um celular apreendido revelaram a estrutura do grupo, que além de traficar drogas sintéticas, também realizava roubos de veículos. Líderes da facção, mesmo presos, continuavam recebendo lucros provenientes das atividades criminosas. A operação integra uma iniciativa nacional do Ministério da Justiça para combater o tráfico de drogas no Brasil.
Fonte: GZH.
LEIA TAMBÉM: Gruta de Nova Esperança agora é reconhecida no RS
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso