Montenegro – RS – O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou nesta sexta-feira (16) a detecção do primeiro caso de influenza aviária em aves comerciais do Brasil. O vírus H5N1 foi identificado em uma granja de reprodutoras em Montenegro, no Vale do Caí. Até então, o Brasil só havia registrado a doença em aves silvestres, com o primeiro caso confirmado em maio de 2023.
A Secretaria da Agricultura do RS isolou a área afetada e iniciou a eliminação das aves da granja. O Serviço Veterinário Oficial segue os protocolos do Plano Nacional de Contingência para conter a doença, com investigação em um raio de 10 km. Outros episódios de mortalidade, como o do Zoológico de Sapucaia do Sul, estão em análise laboratorial.
O governo reforça que o consumo de carne de aves e ovos é seguro, já que a doença não se transmite por esses alimentos. Apesar disso, a confirmação do foco gera preocupação econômica para o setor produtivo do RS, que enfrenta potencial impacto comercial, mesmo com a situação considerada pontual e sob controle pelas autoridades e entidades do setor.
Fonte: GZH.
LEIA TAMBÉM: Prefeito Ivori lidera mobilização por asfalto que liga RS-377 à sede do município
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso