Porto Alegre, RS – O governador Eduardo Leite anunciou autorização inédita para implantação, operação e exploração privada de ferrovia ligando Porto Alegre a Gramado. O trajeto terá uma hora de duração, com duas vias férreas e passará por 19 municípios. O investimento será de R$ 4,5 bilhões da empresa SulTrens, com outorga de 99 anos. A previsão é iniciar a operação em sete anos, gerando 22.723 empregos diretos e indiretos.
A ferrovia terá estações próximas ao Aeroporto Salgado Filho e na Avenida das Hortênsias, entre Gramado e Canela. O projeto usará trens híbridos a eletricidade e diesel, reduzindo CO₂ e acidentes nas rodovias. A iniciativa promete fortalecer a mobilidade, impulsionar o turismo, ampliar a arrecadação e modernizar a logística estadual.
Antes do anúncio da ferrovia, o governo autorizou obras de acesso asfáltico em Quevedos e São José das Missões. O investimento será de R$ 55 milhões, com previsão de conclusão em 2026. Em Quevedos, serão 28 quilômetros na ERS-524 ligando a Toropi. Em São José das Missões, o trecho terá 2,65 quilômetros até a BRS-386.
Fonte: Ascom Selt/Secom.
LEIA TAMBÉM: Grande final de semana em Jaguari: gastronomia e muita música
Acompanhe o NP Expresso pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso