Estado – A taxa de reprovação nas escolas estaduais caiu de forma acentuada em 2025, primeiro ano da regra que permite a aprovação parcial dos estudantes. Os números do Censo Escolar, divulgados pelo Ministério da Educação nesta sexta(26), mostram que o índice caiu de 6,1% para 2,9% no Ensino Fundamental e de 11,1% para 5,8% no Ensino Médio.
Nova regra mudou o cenário
A mudança ocorreu com a Portaria 924/2024, que permite ao aluno avançar de ano mesmo reprovado em até quatro disciplinas, desde que estejam em no máximo duas áreas do conhecimento. As matérias pendentes devem ser recuperadas no ano seguinte. Em todas as redes de ensino do RS a reprovação também diminuiu, mas em ritmo menor. No Ensino Fundamental caiu de 5,5% para 4%. No Ensino Médio passou de 9,9% para 5,6%.
Os maiores gargalos continuam
Apesar da queda, as maiores taxas seguem concentradas nas mesmas etapas. No 3º e no 6º anos do Ensino Fundamental a reprovação chegou a 6,5%. No 7º ano ficou em 6,7%. O principal problema continua na 1ª série do Ensino Médio, onde 9% dos estudantes foram reprovados. A Secretaria Estadual de Educação afirma que a medida busca reduzir a retenção e evitar o abandono escolar, embora o Censo não permita afirmar que a queda ocorreu apenas por causa da nova regra.
RS ainda reprova mais que a média do país
Mesmo com a melhora, o RS segue entre os estados com os maiores índices de reprovação do Brasil. No Ensino Fundamental, a taxa ficou em 4%, contra 2,1% da média nacional. No Ensino Médio, o índice foi de 5,6%, enquanto a média brasileira ficou em 3%. Em compensação, o abandono escolar continuou em queda. No Ensino Fundamental caiu para 0,4% e no Ensino Médio recuou para 2,5%, ficando próximo da média nacional.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso



