Restinga Sêca, RS – A prefeitura abriu um processo administrativo para apurar as circunstâncias da morte de Anna Heloísa da Silva Diniz, de 1 ano, ocorrida na segunda-feira (1º) no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). A família afirma que houve falhas no atendimento inicial prestado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Orlando Otto Paul, em Restinga Sêca.
O relato da família
Segundo a mãe, Natani da Silva dos Santos, a criança começou a apresentar febre no dia 26 de agosto e foi atendida na UBS no dia seguinte, quando recebeu diagnóstico de inflamação na garganta sem exame físico detalhado. Dois dias depois, com dificuldade para respirar, voltou ao posto e novamente não teria sido submetida à ausculta pulmonar. Apenas em um terceiro atendimento, durante o plantão de quinta-feira, foi solicitado raio-x que constatou pneumonia. A menina foi transferida para o Husm, mas o quadro se agravou e ela morreu dias depois.
O que diz a prefeitura
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que se solidariza com a família e que o caso será investigado internamente, com eventual divulgação à imprensa do desfecho do processo. O corpo da menina, que nasceu em novembro de 2023, foi velado na Funerária Fagundes e sepultado no cemitério municipal de Restinga Sêca na manhã desta terça-feira (2).
Fonte: Diário de Santa Maria.
LEIA TAMBÉM: Desfile do dia 20: Inspetoria detalha exigências sanitárias para os cavalos
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso