Santiago, RS – O setembro já começou e, com ele, a tão esperada Semana Farroupilha, que se aproxima e promete movimentar CTGs, piquetes e demais entidades. Um dos pontos altos é o desfile de 20 de setembro, que leva a gauchada para a avenida. Mas, atenção: para desfilar é preciso estar com os exames dos cavalos em dia. As exigências visam garantir a saúde dos animais e evitar a transmissão de doenças em aglomerações.

A reportagem da rádio Nova Pauta conversou com Marcos Castro, chefe da Inspetoria Veterinária de Santiago, e com a veterinária Renata Antocheves, supervisora regional.
Conforme Marcos Castro, os exames obrigatórios são o de anemia infecciosa equina e a vacinação contra a influenza. Com esses documentos válidos, os participantes conseguem a Guia de Trânsito Animal (GTA), necessária para a participação nos eventos. Marcos reforça a importância de procurar um veterinário habilitado com antecedência para evitar transtornos na véspera.

A veterinária Renata Antocheves, supervisora regional, explica que a GTA para o evento Semana Farroupilha, que já pode ser emitida a partir desta terça (2), vale para a recepção da Chama Crioula, o desfile de Vila Florida (dia 14) e o desfile de 20 de setembro em Santiago. Ela informa que haverá fiscalização no dia do desfile e que os animais devem ter a identificação fornecida pela organização, como uma pulseira, para permanecerem no evento.
Colaboração: David da Silveira Nunes/rádio Nova Pauta
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso