Depois de um volume extremo de chuva nas últimas 48 horas, a previsão indica tempo seco para o fim de semana do Dia das Mães. A chuva deve parar ainda nesta sexta-feira (9).
Chuva forte que atingiu Santiago
Na noite de quinta-feira (8) houve diversos transtornos. Até as 7h desta sexta (9), a estação do aeroporto já havia registrado 154 mm de precipitação, enquanto áreas do interior somaram mais de 200 mm.

Equipes da Defesa Civil e dos bombeiros, com apoio da secretaria de Infraestrutura, atuaram durante a madrugada auxiliando na remoção de famílias afetadas. Houve alagamentos em bairros como Lulu Genro, Céu Aberto, Jardim dos Eucaliptos, Alto da Boa Vista, Vila Rica e Missões, além de pontos nas ruas Getúlio Vargas e Tito Beccon. Apesar dos danos, não houve registro de feridos.
Alerta para a região de São Gabriel e Passo do Verde
Os meteorologistas alertam para risco de inundações na bacia do Rio Vacacaí, especialmente entre São Gabriel e Passo do Verde. Apesar do cenário preocupante, a previsão é otimista: de sábado até quinta-feira (15), o tempo deve seguir firme, com sol e elevação das temperaturas. Fonte: BaroClima.
Bloqueio da RSC-287 entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais
Paraíso do Sul – RS – A elevação do nível do Arroio Barriga provocou o bloqueio total da RSC-287 no km 167, entre Paraíso do Sul e Novo Cabrais, após a água cobrir o desvio provisório construído onde uma ponte caiu na enchente de 2023. A liberação do tráfego depende da baixa do nível do arroio, segundo a Rota de Santa Maria.
O Batalhão Rodoviário orienta desvio pela BR-290, já que a ponte do Fandango, na BR-158, permite apenas caminhões de um eixo com até 18 toneladas. A Defesa Civil alerta para risco muito alto de alagamentos na região central, Oeste, Missões e Vales.
Além da RSC-287, a prefeitura de Paraíso do Sul confirmou que cabeceiras de pontes nas linhas Néri e Campestre cederam, e há bloqueios em diversas localidades do interior. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, este é o evento de chuva mais intenso desde 2024, com Santa Maria ultrapassando os 200 mm em 48 horas.
Fonte: Rota de Santa Maria / BaroClima / Defesa Civil.
Veja mais sobre a chuva em Santiago: Chuva castiga Santiago e provoca alagamentos – NP Expresso