Estado – RS – Santa Maria, na Região Central, e Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, apresentam os danos mais severos. Em Santa Maria, no distrito de Arroio Grande, a força da correnteza derrubou a cabeceira de duas pontes, deixando 15 famílias isoladas. Equipes da prefeitura trabalharam na criação de passagens provisórias para restabelecer o acesso dos moradores atingidos pela cheia dos arroios.
Danos na Fronteira Oeste
Em São Borja, o acumulado de chuva chegou a 65,2 mm, acompanhado de ventos fortes que causaram o destelhamento de duas residências. Os bombeiros atuaram no corte de árvores que caíram com a força das rajadas e auxiliaram na drenagem de água em moradias invadidas pela enxurrada. Já em Itaqui, a precipitação foi ainda mais intensa, registrando o maior volume do estado nas últimas 12 horas, com 104,8 mm, o que mantém as autoridades em alerta para possíveis novos transbordamentos.
Previsão e monitoramento
A instabilidade persiste no RS durante toda a semana do Réveillon, com risco de novas tempestades entre esta segunda e terça-feira (30). Além de Santa Maria e São Borja, outros municípios como Eldorado do Sul e Encruzilhada do Sul sofrem com a falta de energia elétrica e danos em dezenas de telhados. Mais de 500 metros de lona já foram distribuídos para coberturas emergenciais. A orientação das prefeituras é que a população busque auxílio junto aos bombeiros ou à Defesa Civil em caso de novos incidentes causados pelo tempo ruim.
Fonte: Redação João Lemes / GZH / Defesa Civil.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


