A partir de 1º de abril, tomar o tradicional chimarrão ficará mais caro devido à nova alíquota de ICMS que passará a incidir sobre o setor.
Estima-se que o preço do quilo da erva-mate possa aumentar em 10%, conforme o Sindicato da Indústria da Erva-mate (Sindimate). O aumento decorre de um decreto assinado pelo Governador Eduardo Leite (PSDB), que aumentou o ICMS sobre a erva de 8% para 12%, conforme a secretaria da Fazenda.
Embora o governo mencione um aumento de 4,55% considerando apenas o produto, a estimativa do sindicato inclui outros fatores como custo com embalagem, transporte, comissão para vendedores e valor cobrado pelos mercados para expor as mercadorias.
Vamos pagar mais PIS e COFINS. Além disso, como os salários de muitos vendedores está atrelado ao valor do produto, isto vai gerar mais pagamento de INSS e Imposto de Renda sobre estes salários. Segundo aspecto: a erva-mate gaúcha vai perder o poder de concorrência com o produto catarinense, pois Santa Catarina não terá aumento de ICMS, diz o presidente do Sindimate, Alvaro Pompermayer