O Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abriu 7.812 vagas em programas de pós-graduação stricto sensu voltados à qualificação de professores da educação básica da rede pública. São 7.584 oportunidades para mestrado e 228 para doutorado, dentro do Programa de Pós-Graduação para Qualificação de Professores (ProEB).
Este é o maior número já ofertado desde a criação do ProEB, em 2011. Em relação a 2024, são cerca de 1,1 mil vagas a mais. Até o momento, já foram publicados editais de seleção para dez cursos de mestrado profissional e um de doutorado profissional em história.
Cursos disponíveis
Entre as áreas contempladas estão:
- Mestrado profissional: biologia, física, matemática, química, sociologia, filosofia, artes, letras, educação inclusiva e história;
- Doutorado profissional: história.
Ao todo, serão 13 programas, sendo 12 de mestrado e um de doutorado.
Prazos de inscrição
- Biologia, física, matemática e química: inscrições até setembro;
- Sociologia, filosofia, artes, letras, educação inclusiva e história (mestrado): inscrições até outubro;
- Doutorado em história: inscrições até novembro.
Rede de universidades
Os cursos são oferecidos por uma rede nacional de universidades públicas de excelência na formação de professores, alcançando mais de 300 instituições de ensino superior em todas as regiões do país. A iniciativa também conta com apoio de sociedades científicas de diversas áreas.
Bolsas e benefícios
O MEC, por meio da Capes, financia o programa e disponibiliza bolsas de até 30% dos participantes. Desde 2011, cerca de 17 mil professores já foram titulados. O objetivo é valorizar a carreira docente, incentivar a produção de materiais e estratégias didáticas e buscar soluções para os desafios enfrentados no cotidiano escolar.
Editais já publicados
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso