
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou que 91% do território gaúcho está infestado pelo mosquito Aedes aegypti. São 454 dos 497 municípios com alto risco de contaminação por dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo inseto, segundo o último comunicado de risco para arboviroses.
O Estado registrou 706 casos notificados de dengue nas cinco primeiras semanas epidemiológicas de 2023. Esse número representa uma queda de 3,2% em comparação ao mesmo período de 2022, quando foram 730 notificações.
Os casos notificados não significam confirmações de pacientes com dengue, mas ajudam a acompanhar a presença da doença. Os municípios são responsáveis por atualizar as confirmações no sistema do Estado, mas têm até 60 dias para completar o processo.



