Santiago – Para discutir esse tema, a jornalista Sandra Siqueira recebeu a psicóloga Natália Vichietti Faturi em seu programa “A Pauta é”. Concursada pela Secretaria de Educação, Natália atua em escolas e em sua clínica particular.
Comportamento
Natália enfatiza a importância de os pais estarem atentos a mudanças no comportamento das crianças, que podem indicar problemas emocionais, principalmente ansiedade. Ela destaca que, devido ao cotidiano agitado, muitos pais não dedicam tempo suficiente para ouvir e entender seus filhos. Disciplinar com agressões não é a solução, pois isso apenas gera medo nas crianças, sem corrigir o comportamento de forma efetiva. “Agredir não ensina, ela só para de reproduzir o erro por medo, não porque entendeu”, diz Natália ressaltando, que a criança é o resultado do meio em que ela vive.
Falta de comunicação
Sobre a ansiedade, Natália observa que muitas vezes a falta de comunicação clara dos pais pode agravar o problema. “Por exemplo, se a pessoa vai com a criança no mercado precisa explicar antes o que será comprado e o que não vai ser. Pra não criar e nem frustrar expectativas”, disse. Crianças com baixa tolerância à frustração são cada vez mais comuns, conforme a especialista.
Sem celular
Natália ressalta que celulares e TVs não devem ser permitidos para entreter a criança antes dos dois anos. Sendo o ideal a interação, a brincadeira, a socialização. “Sabemos da vida de trabalho e responsabilidades dos pais. Mas eles precisam dedicar o tempo que seja para ouvir e prestar atenção no que o seu filho precisa”, orienta. Conversar é também a maneira que os pais tem de proteger os filhos. E identificar situações que os aflige e geram um grande impacto que muitas vezes não sabem nomear, como casos de abuso.
A clínica de Natália está localizada na rua Benjamin Constant, 88, sala 304. Agendamentos pelo WhatsApp: (55) 9.9991-3038.
LEIA TAMBÉM: Viscossuplementação: o ácido hialurônico no tratamento da osteoartrose do joelho
Facebook: NPExpresso