Nacional – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro do medicamento Voranigo® (vorasidenibe), produzido pela farmacêutica Servier, para o tratamento de câncer cerebral. O remédio, em comprimidos de uso diário, é indicado para pacientes a partir dos 12 anos com gliomas difusos de baixo grau (grau 2) — como astrocitomas ou oligodendrogliomas — que apresentem mutações nas enzimas IDH1 ou IDH2.
A nova terapia é voltada a pacientes que já passaram por cirurgia, mas que, no momento, não têm indicação para radioterapia ou quimioterapia. O vorasidenibe age bloqueando as enzimas mutadas, que produzem substâncias capazes de estimular o crescimento das células tumorais.
Para o oncologista Fernando Maluf, a aprovação representa o maior avanço no tratamento de gliomas em duas décadas. Ele explica que esses são os tumores cerebrais mais comuns e, no caso dos de baixo grau, atingem principalmente jovens — desde a infância e adolescência até a vida adulta.
— Até hoje, as únicas opções eram radioterapia e quimioterapia. Esse medicamento oferece uma alternativa importante para adiar novas cirurgias ou tratamentos mais agressivos, reduzindo de forma significativa o risco de progressão da doença, com boa tolerabilidade — destacou o médico.
Fonte: Diário de Santa Maria
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso