Santiago, RS – Após nove anos de espera, a santiaguense Elisabete Rodrigues Machado, de 64 anos, finalmente realizou sua cirurgia de reconstrução de mama. O procedimento aconteceu no último sábado no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), durante um mutirão do programa federal “Agora Tem Especialista”, que visa agilizar filas do SUS.
Elisabete, que passou por uma mastectomia em 2015 devido a um tratamento oncológico, aguardava a reposição da mama desde então. “Eu já estava resiliente sem a mama e nem tinha esperança de ser chamada”, relatou a paciente antes da cirurgia. A espera foi prolongada pela falta de próteses e atrasos causados pela pandemia.
A ação no HUSM, parte do projeto “Ebserh em Ação” e do programa do governo federal, realizou 163 procedimentos no total, incluindo o de Elisabete. O “Dia E” ocorreu simultaneamente em 45 hospitais universitários do Brasil, com mais de 7.800 atendimentos.
A alegria de uma nova fase
“Aqui, uma pessoa que, se fosse uma xícara e se xícaras expressassem sentimentos, diria: sou uma xícara com a asa colada, bem direitinho. Graças a Deus! Obrigada ao SUS, ao HUSM, onde me sinto num SPA, muito bem cuidada. Gratidão ao meu marido, que cuida dos nossos em casa, e ao nosso Dyoh, que lá de longe se preocupa e torce por mim. Obrigada às minhas melhores amigas, que me dão apoio, e às orações. É muito bom a gente saber que tem com quem contar! Gratidão à nossa Priscila Machado, que sacrificou seus compromissos para cuidar da mãe; isso é de imensurável valor para mim. Voltarei mais feliz ainda”, escreveu.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso