O Ministério de Portos e Aeroportos lançou a primeira fase do programa Voa Brasil, que oferece passagens aéreas por até R$ 200 em cada trecho para aposentados do INSS.
A fase inicial disponibiliza 3 milhões de passagens, com direito a dois bilhetes aéreos por ano para cada beneficiário, desde que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses.
Para comprar as passagens, os aposentados devem acessar o site gov.br/voabrasil com uma conta Gov.br nível prata ou ouro. As empresas Azul, Gol, Latam e VoePass participarão do programa.
O governo planeja expandir o programa para estudantes do ProUni e Pronatec no primeiro semestre de 2025. O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou os benefícios para a saúde mental dos aposentados, como combate à depressão e ansiedade.
A adesão das companhias aéreas é voluntária e o programa utiliza a ociosidade das aeronaves na baixa temporada. A taxa média de ociosidade atual é de 20%. O CEO da Azul, John Rodgerson, explicou que o programa visa preencher assentos vazios sem aumentar os preços para os demais passageiros.
Leia também: