Brasil – A Casa da Mulher Brasileira é uma das principais ferramentas do Governo Federal no enfrentamento à violência contra a mulher. Reúne em um só local, atendimento humanizado e serviços especializados para mulheres em situação de violência, facilitando o acesso à proteção, à justiça e ao apoio social.
Casos – Só no RS em janeiro, foram registrados 11 feminicídios e várias tentativas. Portanto, o Estado deverá ter uma Casa da Mulher Brasileira.
Atendimento integrado
Oferece acolhimento e triagem, apoio psicossocial, promoção da autonomia econômica, brinquedoteca para crianças, alojamento de passagem e central de transportes. Também funcionam no mesmo espaço delegacia, Juizado, Ministério Público e Defensoria Pública, garantindo agilidade no atendimento.
Onde existem unidades
Atualmente, oito Casas da Mulher Brasileira estão em funcionamento no país, em Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, São Paulo, Boa Vista, Ceilândia, São Luís e Salvador. Outros estados, como Maranhão e Ceará, também implantaram unidades próprias.
Expansão do programa
Em 2023, com o relançamento do programa Mulher Viver sem Violência, o Governo Federal anunciou a construção de mais 40 unidades, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. A meta é ampliar a rede de proteção em todo o país.
Como funciona o acesso
O atendimento é feito 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem necessidade de agendamento. Em casos de risco iminente de m0rte, a Casa oferece abrigamento temporário de até 48 horas, com estrutura para mulheres e filhos. O serviço também orienta sobre direitos e encaminha para a rede de saúde, assistência social e Justiça.
Fonte: Agência Gov / Agência Brasil
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui


