Santiago, RS – O cavalo Martín Fierro do Itaó conquistou o título de grande campeão entre os machos na final da Morfologia do Cavalo Crioulo na Expointer 2025. O evento aconteceu no último domingo (31/8) na Arena do Cavalo Crioulo.
O zaino da Cabanha Itaó, que pertence à família Bonotto, consolidou um projeto de anos com a vitória. “Este resultado é um marco para nossa equipe e nossa cabanha”, afirmou o expositor Cássio Bonotto. Ele ressaltou que a conquista representa a realização de um sonho e o reconhecimento pelo trabalho da equipe.
Esta foi a primeira vez que o cavalo participou da Expointer. O animal, que completa três anos no final de setembro, é fruto de um projeto de melhoramento genético. O criador Cássio Bonotto revelou que trouxe o pai de Martín Fierro da Argentina, alugado por uma temporada, com o objetivo de gerar um cavalo com as qualidades que o campeão demonstrou.
Com a vitória, o grande campeão se prepara para a exposição internacional da raça crioula, que acontecerá em maio de 2026, em Montevidéu. Para 2027, o objetivo é que o animal seja preparado para disputar o Freio de Ouro, uma das mais importantes provas da raça.
A égua Belle Reserva, de Balsa Nova (PR), também foi destaque no evento, conquistando o título de Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã entre as Fêmeas.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso