Cientistas estão investigando o caso de Richard Morgan, um irlandês de 93 anos, em busca de respostas sobre como retardar o envelhecimento e prolongar a vida.
Morgan, ex-operário, começou a se exercitar aos 70 anos e hoje possui uma composição corporal notável, com 80% de músculos e apenas 15% de gordura, semelhante a alguém de 30 anos.
Sua rotina de exercícios inclui remar, treino de musculação e outros exercícios de intensidade variada, totalizando cerca de 40 minutos por dia.

Pesquisadores registraram sua atividade cardíaca, pulmonar e muscular durante os exercícios, destacando um coração excepcionalmente forte, com um pico de 153 batimentos por minuto, portanto ultrapassando a frequência cardíaca máxima prevista para sua idade.
Além do exercício, o irlandês de 93 anos, segue uma dieta rica em proteínas. Estudos indicam que pessoas mais velhas que se exercitam têm um risco de mortalidade 28% menor.
Além disso, pesquisas sugerem que atividades físicas vigorosas, realizadas entre 75 e 299 minutos por semana, podem reduzir significativamente o risco de morte. Morgan, que começou a se exercitar há apenas 20 anos, tornou-se um exemplo notável de envelhecimento saudável.