Porto Alegre, RS – Nesta quinta (25), o governo do Estado lançou o programa “SUS Gaúcho”. Com um investimento adicional previsto de 1 bilhão até o final de 2026, a iniciativa busca reduzir filas e qualificar o atendimento na saúde pública.
Do total, quase 268 milhões serão aplicados ainda em 2025 para reduzir em 70% as filas por cirurgias e consultas eletivas. O restante, cerca de 758 milhões, será destinado para 2026, com foco na manutenção e ampliação das estratégias e no setor materno-infantil.

Durante o evento, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, afirmou que os recursos já estão garantidos e serão direcionados de forma regionalizada. O governador Eduardo Leite destacou o objetivo de “cuidar das pessoas onde estão, assegurando justiça e dignidade no atendimento”. Segundo ele, o programa é resultado de ações prévias, como a quitação de dívidas e a criação de sistemas de regulação e do programa “Assistir”.
Ainda de acordo com a secretária, o plano é resultado de um trabalho coletivo com o Comitê Consultivo, que reúne representantes da saúde e de entidades como a Famurs. O vice-governador, Gabriel Souza, ressaltou o caráter histórico da medida e o aporte financeiro para complementar a tabela do SUS.
Mais informações sobre o “SUS Gaúcho” podem ser encontradas no site do governo do estado.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso