Santiago, RS – A construção do Complexo Municipal de Saúde teve início, marcando um avanço significativo para a saúde pública. A primeira etapa do projeto prevê a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no terreno estratégico, localizado no quarteirão da Escola Cristóvão Pereira, no centro. A obra está a cargo da Construtora Santiaguense e a previsão é de que fique pronta em fevereiro do próximo ano.


Terreno central para a Saúde
Esse terreno, com mais de 5 mil metros quadrados e avaliado em mais de 3 milhões, foi repassado gratuitamente ao município em dezembro de 2022, através de uma escritura de reversão de doação assinada pelo então prefeito Tiago Gorski, o secretário de Saúde da época, Éldrio Machado, e o governo estadual.

Investimento A obra da nova UBS, que já está em andamento, é financiada com 1,88 milhão de recursos do novo PAC do Governo Federal, obtidos após o cadastramento da secretaria municipal de Saúde em fevereiro de 2024. A Prefeitura complementará o investimento com 400 mil em recursos próprios para garantir a conclusão.
Cobertura total da saúde da família
Quando finalizada, essa nova UBS se transformará na Estratégia Saúde da Família (ESF) Centro e Interior, expandindo para 100% a cobertura do programa Saúde da Família em Santiago. Isso beneficiará todas as regiões urbanas e também a população rural.

Expansão e concentração de serviços
Futuramente, o Complexo Municipal de Saúde planeja incluir um prédio para o PAM, para a farmácia municipal (ambos pagam aluguel), um almoxarifado central da Secretaria de Saúde e garagens para todos os veículos da Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, aproveitando a amplitude do local para concentrar esses serviços.
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES SOCIAIS:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso