
A cidade de Não-Me-Toque pode ter sido nomeada em homenagem a uma planta espinhosa chamada “sucará” ou “espinho de Santo Antônio”, ou por causa de uma fazenda com o mesmo nome registrada desde 1885.
Anta Gorda recebeu seu nome porque os primeiros colonizadores mataram uma anta grande na região e passaram a se referir ao local como “lá onde mataram a anta gorda”.
Travesseiro não recebeu seu nome por causa do objeto utilizado para dormir, mas sim devido a um conjunto de pontilhões de madeira que faziam a travessia do arroio que corta a cidade, que era chamada de “travesseiro”.
Sério pode ter sido nomeada em homenagem ao Rio Serio, na Itália, região de origem do dono de terras na cidade, ou por causa da dificuldade que os italianos tinham em pronunciar o nome “Sérgio Franciosi”, que era conhecido como “Sério”
Barracão: Um barracão foi construído para fiscalizar a região onde tropeiros passavam clandestinamente para evitar o pagamento de impostos. O local deu nome ao município, que fica na divisa entre RS e SC, onde os rios Pelotas e Canoas se encontram para formar o Rio Uruguai.
Boa Vista do Incra, a cidade recebeu o nome de uma fazenda que existia desde 1839. Em 1969, a propriedade foi adquirida para o reassentamento de famílias atingidas pela construção de uma barragem. As áreas foram distribuídas pelo Incra, que deu nome ao município no Noroeste do estado.
Chuvisca, Ciríaco, Espumoso, Formigueiro, Gentil, Mormaço e Mostardas são municípios do Rio Grande do Sul, Brasil, que receberam seus nomes devido a diversas razões.
Chuvisca recebeu seu nome devido à uma área do município onde havia uma garoa constante, enquanto Ciríaco recebeu seu nome em homenagem ao primeiro morador da região, um esgrimista conhecido na área.
Espumoso foi batizado devido às grandes cones de espuma que o rio Jacuí formava em suas águas, enquanto Formigueiro recebeu seu nome porque uma comissão de engenheiros a chamou de “formigueiro” devido à grande quantidade de carretas que passavam por ali.
Gentil, por sua vez, recebeu seu nome devido à influência do pároco Frei Gentil de Caravaggio na região, enquanto Mormaço recebeu seu nome devido às altas temperaturas da região.
Mostardas recebeu seu nome devido à grande quantidade de mostarda selvagem que crescia na região.
Butiá: O município recebeu o nome de uma árvore típica da região carbonífera, o pé-de-butiá. Uma árvore isolada próxima a uma estância tornou-se um ponto de referência e descanso para carreteiros que passavam pela região.
Canela: O nome da cidade se originou de uma árvore caneleira plantada próxima à praça central, onde servia como ponto de encontro e pousada para tropeiros.
Capitão: O município foi nomeado em homenagem ao primeiro dono das terras na região, o Capitão Francisco Silvestre Ribeiro, que recebeu o título de capitão da 4ª Companhia da Guarda Nacional em 1846.
Casca: O nome da cidade pode ter origem na palavra “cascare”, que significa “cair” em italiano. Imigrantes teriam batizado um riacho escorregadio com esse nome. Outra possibilidade é a extração de cascas de árvores com objetivos comerciais na região. (G1)