O setor público brasileiro teve um rombo de 47,1 bilhões nas contas em junho, segundo dados divulgados pelo Banco Central. O resultado, que inclui União, estados, municípios e estatais, representa um desempenho pior que o de junho do ano passado, quando o saldo negativo foi de 40,8 bilhões.
A piora nas contas se deve principalmente à queda na arrecadação de dividendos de estatais e ao aumento nas despesas, segundo o BC.
Com isso, a dívida bruta subiu para 76,6% do PIB, o equivalente a 9,38 trilhões.
Apesar do resultado negativo em junho, o acumulado de 2025 até agora apresenta saldo positivo de 22 bilhões, o que representa uma melhora em relação ao mesmo período de 2024, quando houve prejuízo de 43 bilhões.
Nos últimos 12 meses encerrados em junho, o superávit primário acumulado foi de 17,9 bilhões, equivalente a 0,15% do PIB.
Já o resultado nominal — que inclui os gastos com juros da dívida — teve um saldo negativo de 108,1 bilhões em junho. Em 12 meses, o rombo chega a 894,3 bilhões, ou 7,3% do PIB.
Os juros da dívida pública consumiram 61 bilhões apenas em junho, valor inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado, graças a ganhos com operações de swap cambial.
Fonte: G1
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso