
Em 181 anos de história, a Polícia Civil do RS será comandada, pela primeira vez, por um delegado autodeclarado negro. Fernando Sodré assumiu a chefia da corporação nesta terça (14/2).
O governador Eduardo Leite destacou. “Com muito orgulho e muita honra, depois de ter a oportunidade, como governador, de guindar à posição de chefe de Polícia a primeira mulher, hoje estamos conduzindo à mesma posição, pela primeira vez, um homem negro.” Ele comentou que isso deveria ser algo natural e que já deveria ter acontecido há mais tempo.
O novo chefe de Polícia disse que sua indicação representa a superação de paradigmas. “Tal escolha traz consigo o enfrentamento efetivo do racismo estrutural, sendo que o RS, a cada dia, nos ensina mais sobre a importância e a força da diversidade. Temos a certeza de que não galgamos essa função pela questão racial, mas o importante, e o que todos precisam perceber, é que não deixamos de ser escolhidos por essa questão”, salientou.

O delegado Fernando Sodré anunciou que a sua atuação terá como foco a proteção dos grupos vulneráveis e o combate ao crime organizado, aos crimes violentos, como homicídios e feminicídios, aos crimes patrimoniais e ao tráfico de drogas, além de uma integração cada vez maior com as demais forças de segurança do Estado, com investimento em inteligência.
A passagem por Santiago
O delegado Sodré esteve à frente da 21ª Delegacia Regional, com sede em Santiago, de 2011 a 2016. Ele substituiu o delegado Cairo Ribeiro. Depois, passou a função de delegado regional para Charles Dias do Nascimento para assumir como diretor do Departamento de Polícia do Interior, em Porto Alegre (de 2016 a 2019). Atualmente chefiava a 13ª Regional, em Santo Ângelo.
Fonte: Governo do Estado.



