
As secretarias de Meio Ambiente e de Esporte e Lazer se uniram para criar um novo projeto socioambiental, inspirado no bem-sucedido Pila Verde. Agora, o objetivo é estimular o recolhimento de resíduos recicláveis através da nova moeda socioambiental Pila Azul. São cédulas de 1, 2, 5, 10 e 20 pilas azuis.
Os valores
Um quilo de alumínio pode ser trocado por 4 pilas; 18 latinhas: 1 pila; 10 garrafas pet: 1 pila; um quilo de plástico, um quilo de papel ou cinco quilos de vidro: 1 pila; 25 garrafinhas pet: 1 pila; Um quilo de plásticos: 2 Pilas.
O que pode ser trocado
Alumínio, latinhas, garrafas PET, plásticos, papel e vidro. As cédulas podem ser usadas para comprar horários e utilizar ginásios e quadras esportivas do município, além de participação em campeonatos e ações esportivas.
Pontos de trocas
Os pontos de trocas funcionam na Vila Rica (terças, das 9h às 11h); Ginasião (terças, das 14h às 16); Lulu Genro (quartas, das 9h às 14h); João Evangelista (quartas, das 14h às 16h); Missões (quintas, das 14h às16h); Castilhos (sextas, das 14h às 16h).
OS HOMENAGEADOS
O Pila Azul faz referência a flora local e homenageia personalidades: na cédula de Um Pila Azul, temos uma figueira do mato de um lado, e o ex-prefeito, deputado e desportista Chicão Gorski, uma corticeira do banhado e a recicladora Tereza Cunha; 10 pilas, uma orquídea do pampa e o professor João Batista Borges e na de 20, uma caneta preta e o agropecuarista Vivaldino Bonotto.