Santiago – Eduardo Pompeo Vargas (28 anos) herdou da família seu amor pelo tradicionalismo. Ele mora no bairro Missões desde que nasceu, e assim se intitula ‘Dudu Missioneiro’. O jovem estuda na Apae desde 1 ano, onde já foi peão e é autodefensor da escola. Também foi prefeito por um dia no ano passado em alusão ao Dia Mundial da Síndrome de Down. Dudu é muito querido na comunidade santiaguense.

Recanto Dudu Missioneiro
Como incentivo, há seis anos a família começou a montar um cenário gauchesco na sala de casa durante a Semana Farroupilha, que precisou de um local maior em função das doações recebidas de amigos, familiares, vizinhos…Foi aí que surgiu um galpão montado em frente à casa, na rua Mário Martineto, que neste ano já está em pleno funcionamento, recebendo amigos, grupos de danças, artistas, crianças da Emei… A diretoria do bairro dá o total apoio, assim como também o Cras, que visita e promove atividades.
Fã do Baitaca
Dudu sempre gostou das músicas e é um admirador do cantor Baitaca. No ano passado, ele, a mãe Otávia Vargas e um grupo de comunicadores, com apoio da Prefeitura, passaram um dia no Fundo da Grota, onde experimentaram o famoso “feijão mexido com pouco graxa e sem sal”, preparado pelo próprio Baitaca.
Dona Otávia conta que o filho não falava, e aprendeu ouvindo as músicas do Baitaca, que agora ele também canta. Agora, o único desejo de Dudu é que o Baitaca venha conhecer o seu Recanto.


Mateada pela inclusão
Nesta segunda (16), aconteceu a mateada pela inclusão em frente ao galpão do Dudu, reunindo um grande público de pessoas do bairro e de outros. Com o apoio de amigos e colaboradores, foram distribuídos brindes, lanches e guloseimas às crianças. Muitos amigos músicos também participaram e abrilhantaram o evento, que foi um sucesso.
VEJA TAMBÉM: Dois novos cursos na URI Santiago