Santiago – RS – O vereador Eldrio Machado foi eleito nesta segunda (29) para o exercício de 2026. Ele entra no lugar de Haroldo Pouey.
Advogado, ex-secretário de Saúde e comunicador, apresenta uma trajetória de destaque no Progressistas (PP), partido pelo qual conquistou a maior votação em sua primeira disputa para uma cadeira na Câmara. A sessão de escolha da nova Mesa Diretora resultou na vitória da chapa situacionista para conduzir os trabalhos da Casa no próximo ano.

Oposição fica fora da disputa
A eleição transcorreu com chapa única devido a um problema no registro do grupo opositor. De acordo com a procuradoria da Câmara, a chapa encabeçada pelo vereador Oziel Soares (PL) foi inscrita fora do tempo previsto, o que impediu a participação oficial. O grupo que acabou ficando de fora da disputa seria formado por Oziel na presidência, Diniz Cogo (MDB) como vice, Magdiel Bissaco (PL) como primeiro secretário e Eneo Rebelo (PL) como segundo secretário.

Votação e composição da nova direção
Mesmo sem concorrentes diretos, a votação registrou divergências no plenário. Os vereadores Diniz Cogo, Magdiel Bissaco e Oziel Soares votaram contra a chapa do PP. Por outro lado, Deio Crestani (PT) e Eneo Rebelo (PL) votaram a favor da nova direção. Com o resultado, a Mesa Diretora para 2026 fica assim estabelecida:
Presidente: Eldrio Machado
Vice-presidente: Dr. Ourique
1º Secretário: Maurícius Zanga
2º Secretário: Natan Cardoso

Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


