Santiago, RS – Nesta segunda (24/11), a comunidade presenciou um ato solene carregado de emoção e boas recordações: a inauguração do CRAS Leda Maria. A unidade é uma justa homenagem à memória da servidora Leda Maria Barcelos Rodrigues, carinhosamente conhecida por todos como Ledinha.
O evento reuniu a comunidade local, a imprensa, diversas autoridades, usuários dos serviços e, em um momento de grande comoção, os familiares da homenageada: o irmão, Tubal Barcelos Rodrigues, e as sobrinhas Rita Rodrigues e Cibele.

Mais de quatro décadas de compromisso social
O projeto de lei que deu nome ao novo CRAS reconhece a inestimável contribuição de Leda Maria Barcelos Rodrigues ao serviço público municipal. Nascida em 1949, Ledinha iniciou sua jornada em agosto de 1978 e dedicou mais de quatro décadas ao município, exercendo suas funções com zelo, competência e profundo compromisso social.
Após um período inicial na secretaria de Educação e Cultura, ela foi removida para o então Departamento de Assistência Social, onde dedicou 23 anos da sua vida profissional. Neste setor, Leda Maria se tornou referência de profissionalismo, humanidade e acolhimento para gestores, colegas e, principalmente, para os usuários dos serviços oferecidos. Mesmo após a aposentadoria, ela optou por continuar trabalhando até o seu falecimento, em 27 de junho de 2022, aos 72 anos.

Sua simplicidade era outra marca registrada. Ledinha era facilmente reconhecida em seu trajeto diário, pois usava a bicicleta como meio de transporte para ir e vir do trabalho, no bairro João Evangelista.
Um legado de união e respeito
Todos que fizeram uso da palavra durante a cerimônia foram unânimes em ressaltar o quanto a servidora era querida, comprometida e dedicada. A secretária Denise Cardoso lembrou que Leda Maria era a primeira a chegar e a última a sair. O prefeito Marcelo Piru acrescentou que o exemplo da servidora deve servir como reflexão e inspiração para todo o serviço público.


“O legado dela representa união, respeito, educação, carinho, atenção e acolhimento. Que esse momento sirva de lição para todos nós, independente do cargo que ocupamos, é necessário que tenhamos sempre respeito e atenção com as pessoas,” frisou o prefeito.
O novo CRAS Leda Maria nasce para expandir o atendimento que era feito pela equipe volante, que iniciou suas atividades em 2021 como uma unidade do CRAS Vó Angela. Atualmente, a equipe atende 14 bairros e mais de 60 localidades do interior, e agora tem sede fixa para dar ainda mais suporte à população.

A equipe que dará continuidade a este trabalho de acolhimento é composta por:
- Coordenadora: Fabiana Erbiche
- Assistente Social: Francisca Souza
- Psicóloga: Silvana Perônio
- Auxiliar Administrativo: Gabriele Gonzalez
- Estagiária: Cleonice Paz
- Orientadora Social: Nuraciara Xavier
- Facilitadora de Oficinas: Eduarda Ramos
- Serviços Gerais: Lidiane das Chagas
Confira mais fotos da inauguração!
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


