Estados Unidos – Uma tartaruga com cerca de 100 anos acaba de se tornar mãe pela primeira vez — e a mais velha de sua espécie a realizar esse feito. O nascimento dos quatro filhotes foi anunciado pelo Zoológico da Filadélfia, na Pensilvânia (EUA), e representa um marco importante para a conservação da tartaruga-de-Santa-Cruz (Chelonoidis niger donfaustoi), espécie rara originária da região oeste do arquipélago de Galápagos. Com os novos nascimentos, agora existem 48 exemplares da espécie no país.
Os pais dos filhotes são Mommy, que vive no zoológico desde 1931, e Abrazzo. Essa é a primeira ninhada da dupla e da espécie no zoológico. Por enquanto, os pequenos ainda não receberam nomes e são identificados por esmaltes atóxicos aplicados nas conchas. O primeiro deles nasceu em 27 de fevereiro.
A apresentação oficial dos filhotes ao público está marcada para 23 de abril — justamente na data em que Mommy completa 93 anos de chegada ao zoológico.
Segundo a instituição, os nascimentos fazem parte de um programa de reprodução da Associação de Zoológicos e Aquários, que busca preservar espécies ameaçadas e manter populações saudáveis e geneticamente diversas.
Por serem recém-nascidas e bem menores do que os adultos, que podem chegar a pesar até 225 quilos, as quatro tartaruguinhas vão viver em um ambiente protegido dentro da casa de répteis e anfíbios do zoológico. A previsão é de que permaneçam ali por pelo menos cinco anos.
GZH
LEIA TAMBÉM; Saiba quem são as sete vítimas fatais do acidente com ônibus da UFSM
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso