Neste sábado, 3, (às 20h30), o Espaço Strazzabosco será palco do espetáculo Triângulo Cultural Delas: das pretas, das minas e das monas, numa promoção da Secretaria da Cultura do Estado. A entrada é gratuita.
Antes disso, o espetáculo será apresentado em São Francisco de Assis, às 16h, na Associação do bairro Mandarino.
Reunindo artistas de Santa Maria, Santiago e São Sepé, o espetáculo ‘Triângulo Cultural Delas: das pretas, das minas e das monas’, com produção de Isadora Bispo da Pondá Assessoria, busca dar visibilidade a produções comunitárias e traz histórias de lutas das mulheres.
- Serão três apresentações sequenciais. O espetáculo inicia com as ‘AS PRETAS’, uma apresentação de dança do Grupo da Associação de Mulheres Quilombolas Abayomi (Comunidade Remanescente de Quilombo do Passo dos Brum-São Sepé-RS), com ‘Aygbas das Ruas e das Águas’, que representa a força e a capacidade de se organizar de um povo que preserva a própria cultura e resiste a tudo, unido.
Em seguida, vem ‘AS MINAS’, do grupo de mulheres negras de Santa Maria, com ‘Laba laba: o Voo da Essência e Movimento Negro’, problematizando rótulos e estereótipos sobre o corpo da mulher negra, assim como a busca por uma nova perspectiva através da própria ancestralidade. Na língua africana Yorubá, ‘laba laba’ quer dizer ‘Borboleta’.
- O ‘Triângulo Cultural Delas’ encerra com ‘AS MONAS’, que apresenta ‘LAYZA TAYLOR: A História de uma Diva’, um monólogo trazido pelo grupo de artistas de Santiago e conta a história de sucesso, sofrimento e traumas de uma mulher transexual, com texto e atuação de Lohana Valentini. A direção é de Pablo Damian, e a produção é de Rodrigo Neres.
LEIA TAMBÉM: A URI Santiago celebra a formatura da 12ª turma de Agronomia