A Emater divulgou o primeiro relatório sobre as perdas agrícolas em função da estiagem que atinge a safra 2024/2025. A falta de chuva na primavera e início do verão alterou a expectativa de produção e traz prejuízos aos agricultores. A Emater estima mais de 217 milhões em perdas no município na agricultura e pecuária até o dia 17, números que em breve devem ser atualizados.
Na produção de grãos, principal atividade agropecuária do município, os prejuízos ultrapassam os 130 milhões, distribuídos da seguinte forma:
- Soja: Dos 60 mil hectares, 57 mil foram atingidos. A estimativa de colheita de 3 mil kg/ha caiu para 1.950 kg/ha, atingindo 450 produtores, com um prejuízo financeiro de mais de 125 milhões.
- Milho grão: Registra perda de 40% na produção, com 280 produtores atingidos e mais de 3 milhões em prejuízo.
- Milho silagem: Perdas de 38%, com 47 produtores atingidos e mais de 1 milhão e 300 mil em prejuízos.
- Feijão: Dos 10 hectares plantados, seis foram atingidos, afetando 36 produtores e resultando em perdas de 5% na produção.
Outras perdas
- Fumo: 12 dos 121 hectares foram atingidos, com perdas de 10% na produção e 18 produtores afetados.
- Uva: 40% de perdas, com 27 produtores atingidos.
- Laranja: 10% de perdas, com 9 produtores atingidos.
- Bovinocultura de corte: 12% de perdas, com 826 criadores atingidos.
- Apicultura: 50% de perdas, com 130 produtores atingidos.
Situação de emergência
O prefeito Marcelo Goski já está analisando o pedido de situação de emergência. A Defesa Civil, em parceria com a secretaria de Agricultura, iniciou uma operação emergencial para garantir o abastecimento de água potável para a população rural do município. A água entregue é destinada exclusivamente ao consumo humano.

Na região, Manoel Viana já decretou situação de emergência devido aos prejuízos causados pela falta de chuvas.
Em Capão do Cipó, a situação se agrava a cada dia, e o município também decretou situação de emergência nesta segunda (20). O prefeito Adair Cardoso informou que as perdas já ultrapassam 170 milhões, segundo laudo da Emater. As perdas na agricultura giram em torno de 35% na soja e 30% no milho, afetando também produtores de leite e a agricultura familiar.
VEJA TAMBÉM: Estiagem em São Chico: perdas estimadas pela Emater atingem R$ 162 milhões
Acompanhe o NP nas redes sociais:
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso