
Com a falta de chuva, os produtores rurais voltam a enfrentar uma situação que se repete nos últimos anos. A estiagem que castiga todo o Estado já provocou perdas nas lavouras de milho, além de queda na produtividade. A situação compromete também áreas de soja e produção leiteira. Vários municípios já decretaram situação de emergência.
Em Santiago, a Emater informa que as perdas já passam de 157 milhões na agricultura e pecuária. No ano passado, o prejuízo com a estiagem passou dos 500 milhões.
Conforme levantamento da Emater, 70% da produção do milho já foi perdida. Em valores, aproxima dos 10 milhões. Já o milho pra silagem registra perda de 50%. A soja, que abrange a maior área plantada no município, já registra queda de 12% (mais de 50 milhões). De acordo com o chefe do escritório da Emater, Dairton Lewandovski, a situação pode piorar, já que não há previsão de chuva boa para os próximos dias.
Outras perdas
- Feijão: 60%
- Pêssegos: 30%
- Laranja: 20%
- Uva: 5%
- Produção de leite: 20%
- Bovinos: 17%
- Piscicultura (10%)
Também há perdas significativas nas lavouras de fumo e está sendo feito um levantamento do prejuízo até agora.



