Canoas, RS – Quem procurou uma das quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na manhã desta segunda (8) encontrou dificuldade para ser atendido. Em todas as unidades, os usuários foram informados de que não havia médicos disponíveis e foram orientados a recorrer aos postos de saúde. Segundo relatos, a situação se deve à falta de pagamento dos profissionais.
A UPA Niterói foi a única com pacientes na sala de espera. Um clínico-geral atendia apenas casos classificados como urgência amarela, enquanto os casos mais graves, que seriam enviados pelo Samu, não receberam atendimento, pois o profissional especializado não compareceu. Um pediatra estava disponível apenas para situações de risco. Uma mãe, que não quis se identificar, contou que buscou atendimento para a filha, mas foi mandada para casa porque a febre da menina estava abaixo de 40 graus.
Na UPA Rio Branco, também não havia médicos. A dona de casa Kátia Vanusa Chaves Sarassua, de 49 anos, saiu frustrada com o filho, que apresentava febre persistente, e disse:
“A gente vai ter que procurar outro lugar, mas pelo que ela disse não tem nenhum lugar em Canoas com atendimento. Não sei o que a gente vai fazer.”
O aposentado Márcio Benz Rodriguez, de 45 anos, utilizando muleta devido a dor na coluna, também deixou a unidade sem atendimento, afirmando:
“Isso já não é de agora. É de anos.”
O que diz a prefeitura
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, afirmou que está trabalhando com o IBSaúde, gestora das UPAs, para restabelecer o atendimento integral. A administração notificou a empresa para repor a escala de médicos e garantir o serviço conforme o contrato. Segundo a prefeitura, todas as UPAs têm ao menos um médico, e o restante do pagamento seria feito até terça-feira (9).
IBSaúde
O IBSaúde divulgou uma nota conjunta com a prefeitura explicando que não foi possível pagar integralmente os colaboradores devido ao atraso nos repasses estaduais e federais. A empresa afirmou que, assim que os recursos forem liberados, efetuará os pagamentos da folha e da contratação de médicos nas UPAs.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP nas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso