Em comemoração aos 20 anos do programa Farmácia Popular, desde quarta (10), o Ministério da Saúde está oferencendo 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita para toda a população.
Remédios para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite estarão disponíveis gratuitamente, beneficiando cerca de 3 milhões de usuários e gerando uma economia média de até 400 por ano.
O programa, que antes oferecia 41 itens com apenas alguns medicamentos gratuitos, agora disponibiliza 39 desses itens de forma totalmente gratuita, ampliando o acesso à saúde para a população vulnerável no Brasil.
O programa Farmácia Popular, criado pelo Governo Federal em 2004 para disponibilizar medicamentos e insumos de saúde, foi relançado pelo presidente no ano passado. Com isso, inclui novas gratuidades como remédios para osteoporose, anticoncepcionais e absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública.
Em junho de 2023, seis meses após o relançamento, o programa alcançou o melhor resultado dos últimos quatro anos, atendendo 22 milhões de brasileiros, um aumento de 8,8% em relação a 2022.
Além disso, 55 milhões de beneficiários do Bolsa Família passaram a ter acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis.
O programa está presente em 85% das cidades brasileiras, com mais de 31 mil estabelecimentos credenciados e capacidade para atender 96% da população.
Desde o relançamento, 560,4 mil mulheres acessaram medicamentos gratuitos para anticoncepção e osteoporose.
Em 20 anos, mais de 70 milhões de cidadãos foram beneficiados, e o Ministério da Saúde planeja universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional, com o credenciamento de novas farmácias em 811 cidades prioritárias.


