Evandro Gasparini

Fiat 147: um desbravador revolucionário

Ele é derivado da versão italiana do Fiat 127, lançado em 1971 e campeão de vendas na Europa

Publicado em

Quem tem ou teve um nostálgico Fiat 147 não sabe que ele foi o carro que inaugurou a FIAT no Brasil e foi o responsável por começar a trajetória da marca no país, em Betim, MG, em 1976.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIOError, group does not exist! Check your syntax! (ID: 18)

O 147 foi um divisor de águas no mercado automobilístico nacional. O excelente aproveitamento de espaço interno, a imbatível economia (importantíssima em tempos de crise do petróleo) e até então inédita estabilidade, fez dele um carro que definitivamente entrou para história e mudou para sempre o jeito de se fazer automóvel no Brasil.

Por que o número 147 no nome?

Ele é derivado da versão italiana Fiat 127, lançado em 1971, e para vim ao Brasil e não ter confusão com os carros modelos europeus já existentes no país, foi mudada a numeração de 127 para 147. Além disso, o número corresponde a um código interno da montadora, que significa carro pequeno com motor transversal.

Fiat 127. lançado na Europa em 1971

A versão Fiat 127 foi o mais vendido na Europa em 1975, já o nosso 147 foi ganhando espaço aos poucos. Apesar de ter uma suspensão mais reforçada, um motor mais potente, maior robustez, uma mecânica fácil e simples e, ao mesmo tempo, proporcionava um baixo custo de manutenção, ele causava certa estranheza pelo tamanho e não era bem aceito.

A inauguração foi em 1976 na ponte Rio-Niterói (RJ), que tem cerca de 14 km. A Fiat botou à prova o baixo consumo de combustível do 147, fazendo com que o novo modelo percorresse a extensão da estrutura com apenas 1 litro de gasolina e quatro passageiros no seu interior.

E o 147 conseguiu cumprir o teste, que virou até propaganda na televisão, onde a quantidade de combustível era visível diante das câmeras. Isso foi um dos argumentos de venda na época.

Uma nova versão desse modelo seria um resgate à história do pequeno grande carro.

Curiosidades:

  •  Foi o primeiro carro nacional com motor transversal dianteiro e tração dianteira
  • Pensado de detro para fora
  • 3,60m de comprimento: 40 centímetros a menos que o Fusca e 60 a menos que o Chevette e acredite, o espaço interior é maior que os dois carros.
  • Foi o primeiro carro a álcool produzido no mundo
  • O estepe do Fiat 147 foi o primeiro a ficar junto com o motor
  • Primeiro furgão derivado de um carro de passeio; O 147 Fiorino

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias Recentes

Santiago: Golpistas da falsas vendas e carros caem nas garras da lei

Santiago - RS - A polícia prendeu dois sujeitos envolvidos no golpe do falso...

Lula critica pedidos de Pix e anistia

O presidente Lula afirmou que nunca pedirá Pix nem anistia antes de eventual condenação....

Arriscou e ficou preso na ponte

Porto Xavier - RS (Região das Missões) - Um motorista de 53 anos...

Salto do Jacuí: prefeito e vice são cassados por abuso de poder

Salto do Jacuí - RS - A Justiça Eleitoral cassou o prefeito Ronaldo Moraes...

Leia Também

Santiago: Golpistas da falsas vendas e carros caem nas garras da lei

Santiago - RS - A polícia prendeu dois sujeitos envolvidos no golpe do falso...

Lula critica pedidos de Pix e anistia

O presidente Lula afirmou que nunca pedirá Pix nem anistia antes de eventual condenação....

Arriscou e ficou preso na ponte

Porto Xavier - RS (Região das Missões) - Um motorista de 53 anos...