Estado – RS – O governo do Eduardo Leite anunciou a isenção de 100% do pagamento da etapa Safrinha do Programa Troca-Troca de Sementes 2024/2025. A medida, publicada no Diário Oficial, visa oferecer um incentivo direto aos agricultores familiares do RS que enfrentam prejuízos por conta das fortes chuvas e da estiagem prolongada.
Subsídio total para milho e sorgo
Com a nova resolução, o subsídio do programa passa de 28% para 100% sobre o valor das sementes de milho e sorgo destinadas à safrinha. A isenção abrange todas as sementes, com exceção do valor da tecnologia transgênica, que já havia sido quitado pelos agricultores em dezembro de 2024 e não será reembolsado.
Investimento e alívio financeiro para o campo
A iniciativa beneficia 3,3 mil agricultores familiares em 151 municípios do estado. O investimento do Estado para garantir essa isenção soma aproximadamente R2,2 milhões, custeados pelo Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER). O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, destacou que a isenção é um “benefício concreto para aliviar o impacto financeiro das famílias do campo e garantir condições para seguirem produzindo”, frente aos desafios climáticos recentes.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso