Aposentados e pensionistas do INSS formalizaram 1.051.238 pedidos de reembolso por descontos não autorizados feitos por entidades associativas. Os registros ocorreram pelo aplicativo Meu INSS e pela central 135. Apenas 17.963 beneficiários confirmaram ter autorizado os descontos. Desde terça-feira (13), cerca de nove milhões de segurados começaram a ser notificados sobre essas cobranças.
Ao todo, 41 entidades associativas foram contestadas. Elas terão 15 dias úteis para apresentar documentação que comprove a adesão voluntária ou devolver os valores. Os pagamentos serão repassados ao Tesouro Nacional, que cuidará da restituição aos segurados. A Polícia Federal e a CGU investigam possíveis fraudes por organizações criminosas que vinculavam beneficiários sem consentimento.
Mais de 4,3 milhões de pessoas acessaram o Meu INSS para verificar descontos. A plataforma mostra o nome da entidade responsável por cada desconto. O INSS alerta que não faz contato por telefone, e-mail ou aplicativos de mensagens. O único canal oficial de notificação é o aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito exclusivamente pelo número 135.
Fonte: Agência Brasil.
LEIA TAMBÉM: Prefeito Ivori lidera mobilização por asfalto que liga RS-377 à sede do município
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso