As equipes da Prefeitura e da Defesa Civil continuam acompanhando o retorno dos atingidos às suas residências. Até o momento, os locais mais afetados incluem Sagrado Coração de Jesus, Mauá, Rivera, Núcleo Habitacional Cohab e Campo do Jaguari.
Foram registradas 236 moradias atingidas no perímetro urbano e 35 no interior, totalizando 271 residências e cerca de 600 pessoas desabrigadas ou desalojadas. Deste total, 113 foram alojadas em cinco abrigos municipais.
Na sexta-feira (3), o rio ainda estava 10 metros acima de seu nível normal.
Como receber a ajuda do governo do Estado
As famílias afetadas podem receber assistência financeira do governo gaúcho através do programa “Volta por Cima”. Para acessar o programa, é necessário estar cadastrado no CadÚnico e se enquadrar nas faixas de pobreza e extrema pobreza.
Os beneficiários podem receber entre R$ 700,00 e R$ 2.500,00 por família desalojada ou desabrigada. Os interessados devem procurar o Cras para fazer o cadastro.
Necessidades dos atingidos
Neste momento, as doações de fraldas e roupas já estão suficientes. No entanto, são necessárias doações de itens de higiene pessoal e limpeza, como desodorante, shampoo, escova de dente, detergente, desinfetante e absorvente. As doações podem ser entregues na antiga Escola São José.
Reunião com o governador
O prefeito Beto Turchiello participou de uma reunião virtual com o governador Eduardo Leite e o vice-governador, solicitando apoio para a situação enfrentada pelo município, incluindo ajuda financeira e de maquinários para recuperação de estradas, pontes e bueiros danificados.
Recolhimento do lixo e suspensão das aulas
O recolhimento do lixo doméstico voltará à normalidade neste sábado (4) após ser desviado para São Borja devido a bloqueios na BR 287. As aulas na rede municipal permanecem suspensas devido aos transtornos causados pela enchente, com exceção da creche municipal que permanecerá aberta.
Atenção ao retornar para as casas
A Prefeitura e a Defesa Civil alertam os moradores que retornam às suas residências para procurarem kits de higiene e limpeza na antiga São José. Também é importante tomar cuidado com a rede elétrica. Em caso de emergência, as equipes estão disponíveis na sede da Prefeitura.