Jovem trans ganha direito a usar uniforme masculino em colégio militar

Segundo familiares, colégio militar em Caldas Novas (GO) tentou impedir que ele se vestisse de forma condizente com sua identidade de gênero

Publicado em

Goiânia  Um adolescente trans de 16 anos, estudante de um colégio militar em Caldas Novas (GO), conquistou na Justiça o direito de usar o uniforme masculino. A decisão veio após ele ser impedido de se vestir de acordo com sua identidade de gênero na escola.

Segundo a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), a família tentou resolver o caso diretamente com o Comando-Geral da Polícia Militar de Goiás, mas, mesmo com duas solicitações formais desde janeiro, não obteve resposta nem número de protocolo.

Diante disso, a defensora pública Ketlyn Chaves, do Núcleo Especializado em Direitos Humanos (NUDH), encaminhou um ofício ao Comando-Geral da PMGO em março, pedindo esclarecimentos e questionando quais são os procedimentos adotados nos colégios militares para casos de estudantes transgêneros.

No documento, a Defensoria destacou que adolescentes têm direito à identidade de gênero, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhece a discriminação contra pessoas trans como crime previsto na Lei de Crimes Raciais.

A Polícia Militar respondeu oficialmente no dia 28 de março, informando que não é necessário aval do comando para que estudantes usem o uniforme que condiz com sua identidade de gênero. Apenas foi solicitado que a responsável legal apresente um documento com firma reconhecida pedindo o uso do nome social e do uniforme correspondente.

Na última terça (29), a mãe do adolescente confirmou, em reunião com a defensora, que o pedido foi aceito e que o filho já está usando o uniforme masculino na escola.


LEIA TAMBÉM: Deputado Pompeo: parcerias pela educação em Jaguari

Acompanhe o NP pelas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

184.758

126,189FãsCurtir
63,944SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Justiça proíbe provas com marcação a fogo em competições

Vila Nova do Sul (RS) – O juiz Leonardo Baes Lino de Souza,...

Mulher é presa por suspeita de matar o marido a facadas em Arroio dos Ratos

Arroio dos Ratos (Região de Porto Alegre), RS - A polícia informou que um...

Anvisa autoriza dentistas a prescreverem Mounjaro para apneia do sono

Nacional - A Anvisa autorizou que dentistas prescrevam o Mounjaro para tratar apneia obstrutiva...

Leia Também

Justiça proíbe provas com marcação a fogo em competições

Vila Nova do Sul (RS) – O juiz Leonardo Baes Lino de Souza,...

Mulher é presa por suspeita de matar o marido a facadas em Arroio dos Ratos

Arroio dos Ratos (Região de Porto Alegre), RS - A polícia informou que um...