
O balanço preliminar da Secretaria da Fazenda mostra que 52% dos motoristas gaúchos quitaram ou parcelaram o IPVA até o final de janeiro. No mês passado, encerrou-se o prazo para quitação à vista – com desconto mínimo de 10% (percentual que pode ser maior com a soma dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão) – e para a adesão ao parcelamento do tributo em seis vezes.
A arrecadação alcançou o montante de 2,2 bilhões com a quitação antecipada e o pagamento da primeira parcela do imposto. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 6% no número de veículos quitados e um incremento nominal de 392 milhões na arrecadação.
A adesão ao parcelamento também apresentou um crescimento em relação ao ano passado. Mais de 355 mil proprietários de veículos optaram pelo pagamento fracionado, o que corresponde a 9,2% da frota tributável – em 2022, o percentual foi de 8%.
Os recursos arrecadados com o IPVA são divididos em 50% para o município onde o veículo está emplacado e 50% para os cofres do Estado.



