
Santiago – Um novo caso de injúria racial chegou à polícia. Conforme o Blog Rafael Nemitz, um senhor de 61 registrou que foi chamado de “negro imundo, negro sujo e de bagaceira” por um casal vizinho de um terreno que ele comprou e está fazendo a limpeza.
A vítima relatou que a discussão iniciou por causa de um veneno que ele estava passando em um vespeiro. Os acusados alegaram que os filhos são alérgicos a veneno. O idoso ainda tentou argumentar que estava colocando veneno no vespeiro justamente para proteger quem mora perto. Ele pretende processar os acusados pelas ofensas recebidos.
Outros casos em Santiago
No ano passado vários casos foram denunciados. Um dos que mais repercutiu envolveu o santiaguense Edu Rodrigues Machado, o qual chegou a ser preso depois de ofender a bacharel em Direito, Mileny Velasco Ribas, ao dizer que ela “não deveria pisar no mesmo chão que ele pisa”, chamando-a de “bosta” e “negra suja”.
Aumento de penas
Há pouco, o presidente Lula sancionou a lei que tipifica como crime de racismo a injúria com a pena aumentada de um a três anos para de dois a cinco anos de reclusão. Enquanto o racismo é entendido como um crime contra a coletividade, a injúria é direcionada ao indivíduo.



