Um novo tratamento de combate ao câncer de colo de útero promete reduzir em 40% o número de mortes. A notícia boa vem justamente no Outubro Rosa, mês da campanha de conscientização para prevenção e diagnóstico da doença, que atinge o maior número de mulheres na faixa dos 30 anos no Brasil e no mundo.
O novo tratamento combina quimioterapia com radioterapia, gerando a quimiorradiação. Pacientes foram acompanhadas por seis semanas de quimioterapia com carboplatina e paclitaxel.
Em seguida, foram submetidas a quimioterapia semanal com cisplatina e braquiterapia, conhecida como quimiorradiação.
Resultados preliminares
Pesquisadores da University College London (UCL) fizeram ensaio clínico de fase três e mostraram uma redução de 40% no risco de morte pela doença e uma redução de 35% no risco de o câncer voltar em pelo menos cinco anos.
Após cinco anos, 80% das que receberam um curso curto de quimioterapia primeiro estavam vivas e para 72% o câncer não havia retornado nem se espalhado. No grupo de tratamento padrão, 72% estavam vivos e 64% não tiveram o câncer retornado ou se espalhado.
Separadamente, a UCL disse que o estudo confirmou uma redução de 40% no risco de morte e uma redução de 35% no risco de retorno do câncer. Ao comparar os dois grupos usando uma métrica diferente.

Muitas vantagens
Para Mary McCormack, a principal pesquisadora do ensaio na UCL. O estudo representa um avanço inigualável para a perspectiva de qualidade de vida para as mulheres em geral.
O estudo envolveu 32 centros médicos pelo mundo e 500 mulheres acompanhadas ao longo de uma década.
Certificação científica
Iain Foulkes, diretor executivo de pesquisa e inovação da Cancer Research UK, disse elogiou a pesquisa. Segundo ele, os resultados “são notáveis”. Ele está bastante otimista.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que o câncer de colo de útero é o mais comum em mulheres. Por ano, são 660 mil novos casos, dos quais 350 mil perdem a vida.
LEIA TAMBÉM: Santiago tem mais de 36 mil veículos, afirma especialista em trânsito
Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui