Alguns jornalistas de fora pensam que alguém pode estar descontente com o nome da nossa vizinha Unistalda, conforme artigo já publicado aqui. O que será que pensam os amigos unistaldenses, Ruy Gessinger, Moisés Gonçalves, José Ribeiro?
Por que “Unistalda?”
Unistalda, como a maior parte do Brasil, foi ocupado inicialmente, por índios, mais tarde, com o processo de colonização instaurado pelo império, vieram os padres jesuítas, espanhóis e portugueses. Nesse período de colonização jesuítica, foi erguida na localidade uma pequena redução conhecida como “Carneirinho” e que foi reduto de muitas lutas, inclusive, acabou recebendo a denominação de “degolas”, pois, neste local, muitas cabeças foram decepadas durante a guerra do Paraguai.
A dona “Onistalda”
Entre 1935 e 1936, começou a construção do batalhão ferroviário e da estrada de ferro que liga Santiago a São Borja, comandada pelo General Horta Barbosa, surgindo, assim, timidamente a vila de Unistalda. O nome dessa vila foi ma homenagem a mãe de Horta Barbosa que chamava-se ONISTALDA BARBOSA. Hoje, Unistalda também é conhecida por “Capital do Pau-Ferro”.
(blogue unistaldanse)