Santo Ângelo – RS – Após meses em tratamento de pneumonia e edema pulmonar, o cantor Pedro Ortaça lançou nesta terça-feira (5) a música Pena Guarany, criada em parceria com o filho Gabriel Ortaça e Vaine Darde. A gravação ocorreu na aldeia indígena guarani do distrito de Buriti e no Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões, celebrando também os 400 anos das Missões, que serão comemorados em 2026.
A mensagem e o ineditismo
A letra, escrita por Vaine Darde, fala sobre a resistência dos povos indígenas, especialmente os guarani, frente à opressão histórica e atual. Guardada por uma década, ganhou melodia de Gabriel e o toque final de Ortaça. A canção marca a primeira vez que o artista inclui violino em seu repertório, gravado por Douglas Mendes antes de sua morte em junho. Segundo Gabriel, o instrumento tem ligação histórica com as Missões, onde os indígenas aprenderam a fabricá-lo e tocá-lo com os jesuítas.
Reconhecimento
Pedro Ortaça receberá o título de Doutor Honoris Causa da Unipampa em 24 de outubro, em São Luiz Gonzaga. Em abril, já havia sido homenageado pela UFSM.
Fonte: GZH
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso