Em um movimento que desafia diretamente as orientações do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Partido Liberal (PL) do Maranhão decidiu apoiar a candidatura de Duarte Júnior (PSB) à Prefeitura de São Luís, formando uma coligação que também inclui o Partido dos Trabalhadores (PT).
Esta aliança, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorre apesar de um vídeo de Bolsonaro condenando alianças do PL com partidos de esquerda e enfatizando a necessidade de dissolvê-las.
Duarte é aliado do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que governou o Maranhão entre 2015 e 2022. Quando era ministro da Justiça do governo Lula, entre janeiro de 2023 e janeiro deste ano, Dino protagonizou embates com parlamentares bolsonaristas.
A candidatura de Duarte Júnior, que tem Isabelle Passinho do PT como vice, é apoiada por uma ampla coalizão de partidos, incluindo PSDB, Cidadania, Avante, PRD, Podemos, PP e União Brasil, refletindo uma articulação política liderada pelo governador Carlos Brandão (PSB).
Esta aliança é vista como uma resposta à falta de diálogo entre o atual prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o PL, além de representar um pragmatismo político que transcende as disputas ideológicas tradicionais.
A situação ainda está em avaliação, com uma reunião prevista entre a liderança do PL maranhense e Valdemar Costa Neto para discutir a continuidade do apoio a Duarte.