Porto Alegre/Canoas – Uma operação do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos, deflagrada nesta terça (27), mira um trio suspeito de chantagear clientes de uma garota de programa em Porto Alegre e Canoas. A ofensiva cumpre três mandados de prisão preventiva e seis de busca e apreensão; dois investigados foram detidos.
O esquema
Segundo a investigação, o crime seguia um roteiro coordenado:
O encontro – A mulher marcava encontros com os clientes e, com o consentimento deles, registrava fotos e vídeos íntimos.
A chantagem – Dias depois, um homem entrava em contato fingindo ser marido da mulher, alegando ter descoberto as imagens.
A ameaça – O suposto marido exigia dinheiro para não vazar o conteúdo para familiares e colegas de trabalho da vítima. Em uma das tentativas, o grupo cobrou R$ 7 mil.
A manipulação – Enquanto o homem ameaçava, a mulher fingia também ser vítima de coação para convencer o cliente a realizar o pagamento.
Investigação e prisões
A polícia identificou que um terceiro envolvido era responsável por fornecer contas bancárias de terceiros para receber os valores das extorsões. Um dos alvos das mensagens relatou que o criminoso dizia ser ex-presidiário para aumentar o tom de intimidação.
O objetivo da ação agora é periciar dispositivos eletrônicos apreendidos para identificar outras possíveis vítimas.
Orientação – A Polícia Civil recomenda que vítimas desse tipo de golpe não efetuem pagamentos, preservem todas as mensagens recebidas e procurem imediatamente uma delegacia para registrar a ocorrência.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso


