Preocupação para as famílias: decreto ameaça o trabalho da APAE

Em entrevista ao programa A Pauta é, o presidente da APAE de Santiago, Antônio Schmitz (Maninho), classificou o decreto como um retrocesso

Publicado em

Santiago/RS – O trabalho realizado pelas APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) em todo o Brasil está sob ameaça com a publicação do Decreto nº 12.686, que institui a nova Política Nacional de Educação Especial Inclusiva. A norma determina que o atendimento educacional especializado seja feito apenas no contraturno escolar, de forma complementar, obrigando que os alunos com deficiência frequentem as escolas regulares. A medida tem gerado preocupação entre famílias e profissionais da educação especial. Em entrevista ao programa A Pauta é, o presidente da APAE de Santiago, Antônio Schmitz (Maninho), classificou o decreto como um retrocesso. “O Governo está sendo impositivo e não consultou ninguém. Estamos recebendo muito apoio de famílias. Autoridades e da comunidade em geral contra essa medida”, afirmou.

Mobilização local

A mobilização contra o decreto já chegou ao poder legislativo municipal. Todos os vereadores de Santiago entregaram pessoalmente à APAE uma moção de repúdio ao Governo Federal, reforçando o apoio à instituição. Segundo o presidente Antônio, movimentos semelhantes estão acontecendo em diversas cidades do país, com esperança de que a medida seja revista. “O atendimento na APAE é integral e especializado. Não se trata apenas de educação, mas de um cuidado contínuo com pessoas que dependem disso desde a infância até a vida adulta”, destacou.

A estrutura da APAE de Santiago

A APAE mantém a Escola de Educação Especial Carlos Humberto Aquino Frota, com 141 alunos atendidos. A equipe conta com 41 profissionais, entre professores, educadores especiais, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros. Além do conteúdo pedagógico, a instituição oferece fisioterapia, equoterapia, aquaterapia e atividades culturais. “O ambiente é preparado para respeitar as diferenças, promover inclusão e garantir o acolhimento às famílias”, reforçou o presidente.

Escola regular não supre a demanda

A coordenadora escolar Fernanda Faturi, que também participou da entrevista, destacou que a escola regular não possui a estrutura necessária para substituir o atendimento oferecido pela APAE. “Hoje, a APAE oferece uma rede de apoio que nenhuma escola pública tem condições de garantir. Como cidadã, sou contra”, declarou.

Como ajudar a APAE de Santiago

A APAE de Santiago precisa do apoio da comunidade para continuar seu trabalho. É possível contribuir tornando-se sócio mensalista com qualquer valor ou fazendo doações de cestas básicas e outros itens.

A instituição também está participando de um sorteio nacional de R$ 300 mil, com venda de títulos a apenas R$ 1 cada. O link para compra está na bio do Instagram da APAE Santiago.

Informações fone: (55) 3251-2061

LEIA TAMBÉM: Médica inventou de criticar Maduro no WhatsApp

Acompanhe o NP pelas redes sociais:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

184.758

131,772FãsCurtir
71,338SeguidoresSeguir

Notícias Recentes

Ela pode ter descoberto gravidez horas antes de ser m0rt4

Santa Clara do Sul - RS - (Região Vale do Taquari) - Juliane Schuster,...

Empresa fecha as portas e manda embora 330 funcionários de uma vez

São José dos Pinhais – PR - Cerca de 330 trabalhadores foram demitidos após...

Incêndio destrói casas e deixa idoso em estado grave

Santa Rosa - RS - (Região Noroeste) - Um incêndio de grandes proporções destruiu...

Polícia Civil intensifica cerco contra maus-tratos a animais

O RS conta atualmente com 62 delegacias com o selo "Amiga dos Animais". O...

Leia Também

Ela pode ter descoberto gravidez horas antes de ser m0rt4

Santa Clara do Sul - RS - (Região Vale do Taquari) - Juliane Schuster,...

Empresa fecha as portas e manda embora 330 funcionários de uma vez

São José dos Pinhais – PR - Cerca de 330 trabalhadores foram demitidos após...

Incêndio destrói casas e deixa idoso em estado grave

Santa Rosa - RS - (Região Noroeste) - Um incêndio de grandes proporções destruiu...