O pterígio é uma lesão vascularizada que se forma na conjuntiva do olho. Pode se desenvolver a partir de uma lesão pré-existente chamada pinguécula (um tipo de degeneração da conjuntiva) ou surgir independentemente. Essa lesão espessa pode crescer em direção à córnea, a camada externa transparente localizada à frente do globo ocular, fundamental para a visão. Geralmente, tem a forma de um triângulo e pode apresentar colorações amarela, rosa ou vermelha.
Sintomas:
Os sintomas do pterígio podem variar de leves a severos, incluindo: Rubor e edema da conjuntiva; Mancha amarela na conjuntiva branca do globo ocular; Sensação de secura, ardor e prurido ocular; Sensação de areia nos olhos; Visão turva.
Causas:
O crescimento do tecido conjuntival é causado pela secura dos olhos e pela exposição prolongada a fatores ambientais como vento, pó, areia e luz solar.
Diagnóstico
O diagnóstico do pterígio é realizado por meio de um exame oftalmológico, que permite identificar a lesão e avaliar a necessidade de correção cirúrgica. A história clínica do paciente inclui a análise de hábitos, como o uso de lentes de contato, exposição a ambientes ventosos, secos e arenosos, uso excessivo de colírios, pestanas postiças ou outros adereços.

Tratamento
O tratamento mais comum para o pterígio é a remoção cirúrgica. A técnica cirúrgica envolve a retirada de uma área de conjuntiva da região superior do mesmo olho para cobrir a zona afetada. A cirurgia é feita com anestesia local, dura cerca de 45 minutos. Não requer internamento. E o paciente recebe alta imediatamente após o procedimento, levando um penso oclusivo e uma prescrição terapêutica adequada.
Prevenção
A prevenção do pterígio envolve evitar a exposição a fatores ambientais que podem causar a condição. Algumas medidas preventivas incluem: Usar óculos escuros e chapéu para proteger os olhos da luz solar, vento, pó, pólen e fumo; Manter os olhos devidamente hidratados.
Contato: Dr. Leonardo Machado.
Especialidade: Oftalmologia – CRM: 32406.
Local: Somma Medicina Integrada, Rua 7 de Setembro, nº 510, esquina do Hospital de Caridade.
WhatsApp: (55) 99950-4114.
Telefone: (55) 99931-6105 (somente para ligações).
Instagram: @sommamedicinaintegrada
Para mais informações e agendamentos, entre em contato com a Somma Medicina Integrada.
LEIA TAMBÉM: Leonara: uma carreira com muita determinação e evolução