A Rádio Santiago, a mais antiga emissora da região, foi declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Santiago. O título reconhece a importância da rádio, que completou 74 anos em 31 de julho, por sua contribuição na preservação da memória e na difusão da cultura e informação local.
A aprovação do projeto, de autoria do Executivo, pela Câmara de Vereadores, permite que a prefeitura adote medidas para garantir a continuidade das atividades da rádio e a preservação de sua história.
A emissora é conhecida por programas de sucesso como “Olho Vivo”, “Santiago Atualidades” e “Jornal Falado”. O patrimônio imaterial é composto por práticas e tradições de um povo que, mesmo sem uma forma física, são essenciais para sua identidade.
O ex-vereador Márcio Brasil, hoje Secretário de Turismo e Cultura, foi o primeiro a criar um projeto de lei reconhecendo um Patrimônio Cultural, que foi concedido à Fanfarra do Exército, que tem 100 anos. Recentemente, o Jornal Expresso também foi reconhecido, numa indicação do presidente Haroldo Pouey. Outras instituição como o asilo, GHS, igrejas também foram homenageadas.
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso