Em Santa Maria, mais de 200 jovens marcham rumo a um momento histórico: pela primeira vez, mulheres têm a chance de ingressar como soldado nas Forças Armadas. O processo seletivo, iniciado na segunda-feira (1º), reúne 255 inscritas para disputar 39 vagas no Exército e 20 na Base Aérea, com incorporação prevista a partir de 2026.
A seleção acontece no 3° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, o Regimento Mallet. No local, as candidatas passam pelas mesmas etapas aplicadas aos homens: conferência de dados, avaliação médica e odontológica, além de testes de visão, pressão, força, peso e medidas. Quem é aprovada na inspeção inicial ainda realiza entrevista antes de ser considerada apta ou dispensada.
Segundo o major Luís Umberto Silva Rodrigues Filho, presidente da comissão de seleção das Forças Armadas em Santa Maria, as aprovadas seguirão para uma etapa complementar em fevereiro. A partir dela, poderão ingressar no período de formação, normalmente iniciado em março.
— Elas terão a oportunidade de entrar para o Exército e a Aeronáutica, aqui em Santa Maria. Além de conhecer melhor a carreira militar, poderão enxergar horizontes para seguir e, quem sabe, se tornar militares de carreira no futuro — destacou o major.
Números do alistamento
- Mulheres alistadas em Santa Maria: 255
- Mulheres alistadas em Porto Alegre: 518
- Homens alistados em Santa Maria: 1.768
- Total de alistamentos no RS (homens e mulheres): 71.676
Fonte:Bei
Acompanhe o NP pelas redes sociais:
- Tiktok: @np.expresso
- Comunidade no WhatsApp: Clique Aqui
- Instagram: npexpresso
- Facebook: NPExpresso